COMAEX

FAB conclui mais uma edição do Exercício COMAEX

Atividade foi realizada entre os dias 11 e 22/09 e tem o objetivo de capacitar militares para o planejamento e a condução de Operações Aeroespaciais
Publicada em: 25/09/2023 11:47
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

O Exercício COMAEX foi realizado entre os dias 11 e 22/09, em Brasília (DF), reunindo cerca de 200 militares. Realizado anualmente, o Exercício está em sua 6ª edição e tem o objetivo de capacitar militares para o planejamento e a condução de Operações Aeroespaciais. Além dos 120 militares que atuaram na capital federal, outros 65 estavam envolvidos no treinamento, trabalhando no Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos (SP).

Além de tornar o efetivo apto a agir em situações reais, o treinamento tem a finalidade de atualizar o Manual de Planejamento e Condução de Operações (MPCOA). Segundo o Chefe do Centro de Operações Espaciais do COMAE, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, que comandou a Força Aérea Componente (FAC) no COMAEX, o treinamento permite colocar em prática e aperfeiçoar o planejamento e a condução das operações. 

“Participar do Exercício Comaex é uma grande oportunidade de colocar em prática e treinar os procedimentos de condução das operações aeroespaciais. É muito gratificante poder contribuir com o aprimoramento da doutrina que rege toda a condução de operações do COMAE”, declarou o Brigadeiro Rodrigo.

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitou, na terça-feira (19/09), as instalações do Exercício no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Acompanhado pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Joseli Parente Camelo; pelos ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito e Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez; entre outros Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, destacou a interoperabilidade entre as Forças Armadas. “O COMAE é um Comando que se relaciona com as outras Forças, é um Comando Conjunto permanentemente ativado. Temos aqui militares da Marinha e do Exército e, com os resultados de exercícios como o COMAEX, conseguimos mostrar a importância dessa interoperabilidade entre as Forças", afirmou.

O Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacou a importância dos avanços a cada Exercício. “O COMAEX está em sua sexta edição e a cada vez aprimoramos alguma coisa em função de que uma guerra evolui a cada ano. Temos doutrinas a serem seguidas e o treinamento mostra a necessidade de atualizar essas doutrinas”, explicou.

Emprego de satélites 

A utilização do poder aeroespacial como ferramenta de afirmação do poder nacional é uma realidade, principalmente como ferramenta de manutenção da soberania nacional. Assim, o emprego de satélites foi reforçado nesta edição do COMAEX.

“Uma Força Aérea nunca vai sozinha à uma guerra. O conflito sempre envolve o emprego da Força Terrestre, da Força Naval, das Forças Especiais, de muitos parceiros e aliados. O verdadeiro desafio é a aplicação integrada de todas estas capacidades. Na edição de 2023, o emprego de satélites foi um destaque no apoio às áreas de inteligência e telecomunicações, contribuindo para ações que definem o fracasso ou o sucesso no campo de batalha moderno", pontuou o Chefe da Divisão de Controle de Satélites, do Centro de Operações Espaciais, Tenente-Coronel Aviador Luis Felipe de Moura Nohra.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Laube / CECOMSAER

 

imagens/original/46295/230919psi242A1134.jpg
imagens/original/46295/230919psi242A1140.jpg
imagens/original/46295/230919psi242A1144.jpg
imagens/original/46295/230919psi242A1157.jpg
imagens/original/46295/230919psi242A1165.jpg
imagens/original/46295/230919psi242A1196.jpg